top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Prazo para alistamento eleitoral termina em 8 de maio

Quem quiser votar nas eleições municipais deste ano, tem até o dia 8 de maio para fazer, transferir  ou regularizar seu título. As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, em primeiro turno, e no dia 27 do mesmo mês, em segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores.


Mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos a votar para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de sua cidade, bem como vereadoras e vereadores que atuarão nas casas legislativas dos municípios do País.


Pela Constituição, o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. Qualquer cidadã ou cidadão brasileiro que tenha 16 anos ou mais pode fazer sua inscrição eleitoral.


O prazo para fazer a inscrição eleitoral vai até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novos alistamentos. O fechamento do cadastro eleitoral ocorre somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitoras e eleitores aptos a votar.


Imagem: Arquivo.


Comments


bottom of page