Prefeito anuncia linhas de crédito rural para produtores de Cachoeira durante a 75ª Feapec
- Lenon Quoos

- 2 de out.
- 1 min de leitura
Em clima de 75ª Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec), o prefeito Leandro Balardin anunciou que o município está abrangido pela Medida Provisória 1.314, de 5 de setembro de 2025, que disponibiliza cerca de R$ 32 bilhões em linhas de crédito rural. Os recursos são destinados à liquidação ou amortização de dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos climáticos adversos.
O prefeito destacou que a medida é resultado de mobilização de municípios de base agropecuária, entidades setoriais e do apoio de deputados, senadores e lideranças estaduais. “Embora ainda não seja a securitização ideal para a nossa agropecuária, trata-se de um avanço que atenderá boa parte dos produtores e representa uma importante vitória setorial, beneficiando municípios, empresas e empreendedores ligados à atividade rural”, afirmou Balardin.
O objetivo da iniciativa é permitir a regularização de dívidas de produtores rurais cujas atividades foram impactadas por eventos climáticos adversos, que reduziram a produtividade e afetaram a renda.
Segundo a Medida Provisória, podem ser liquidadas ou amortizadas:
Parcelas ou operações de crédito rural de custeio e investimento, inclusive renegociadas, contratadas pelo Pronaf, Pronamp e demais produtores rurais, incluindo Cédulas de Produto Rural (CPR) emitidas em favor de instituições financeiras;
CPRs registradas em favor de cooperativas e fornecedores de insumos, contratadas ou emitidas até 30 de junho de 2024, com vencimento até 31 de dezembro de 2027;
Empréstimos em situação de adimplência na data de publicação da Medida Provisória, cujo recurso tenha sido utilizado até 31 de agosto de 2025 para amortização ou liquidação de operações de crédito rural e CPRs.
Os produtores interessados devem procurar as agências bancárias às quais estão vinculados para efetivar a negociação e regularizar suas dívidas.




















Comentários