top of page

Professor cachoeirense integra comissão nacional do PNLD e participa da escolha de livros didáticos do MEC

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O professor cachoeirense Fabrício Leo Alves Schmidt conquistou destaque em nível nacional ao integrar a Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2026–2029, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliar e selecionar os livros didáticos, pedagógicos e literários distribuídos de forma gratuita às escolas públicas brasileiras.


Mestre em Letras, especialista em Língua Portuguesa e graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Fabrício participou do processo nos anos de 2024 e 2025, sendo selecionado com base em seu currículo acadêmico e trajetória profissional, critérios fundamentais para a escolha dos integrantes da comissão, que passa por rigorosa análise do Currículo Lattes, utilizado nacionalmente para avaliação de pesquisadores e especialistas.

No âmbito do PNLD, o professor atuou como membro da comissão técnica, com a responsabilidade de supervisionar equipes de avaliadores, acompanhar a correção das obras e verificar sua aprovação ou reprovação. No caso da área de Linguagens, todos os livros de Língua Portuguesa submetidos ao programa passaram pela análise do grupo do qual Fabrício fez parte, composto por professores de diferentes regiões do Brasil.


“Foi um trabalho de grande responsabilidade. Eu e uma colega de Minas Gerais estávamos à frente da supervisão técnica, e acima de nós, apenas o MEC”, destacou o professor. O processo envolveu a análise criteriosa de conteúdos pedagógicos que irão orientar o ensino em escolas públicas de todo o país durante quatro anos.


A nomeação oficial de Fabrício Leo Alves Schmidt ocorreu por meio da Portaria nº 55/2024, de 27 de agosto de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que designou diversos profissionais para compor a comissão técnica do PNLD em diferentes áreas do conhecimento. Todo o procedimento foi finalizado em junho de 2025, com a conclusão das avaliações.


A participação do professor cachoeirense representa um feito expressivo para a educação de Cachoeira do Sul, evidenciando o reconhecimento nacional de profissionais formados e atuantes no município, além de reforçar a importância da qualificação acadêmica e do compromisso com a educação pública de qualidade.


 
 
 

1 comentário


Edith Jaques Bicca
Edith Jaques Bicca
há um dia

TODOS FALAM EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - MAS NÃO EXPLICAM A QUALIDADE. NÃO É SÓ PORTUGUÊS QUE O POVO PRECISA APRENDER A NÃO SER QUE PAREM DE XINGAR E PASSEM A FALAR E EXPRESSAR - SE COM MAIS RESPEITO E CONSIDERAÇÃO UNS PELOS OUTROS.


Curtir
bottom of page