Saúde de Cachoeira projeta ampliação do atendimento pediátrico e anuncia telemedicina em neuropediatria para 2026
- Lenon Quoos
- há 18 minutos
- 2 min de leitura
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Cachoeira do Sul esclareceu à população como funciona o atendimento pediátrico na rede pública municipal e apresentou as ações em andamento para ampliar e qualificar esse serviço ao longo de 2026.
Atualmente, o município conta com dois médicos pediatras atuando na rede pública. O médico José Moacir Pereira Marchi, concursado com carga horária de 20 horas semanais, realiza atendimentos no Centro de Saúde Princesa do Jacuí, localizado na Avenida Brasil, nº 600, no andar superior.
Já a médica Raissa Laiana Pilonetto, contratada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, atende no Centro Social Urbano, nas sextas-feiras. Essa ampliação foi possível após uma mudança solicitada pela secretária municipal da Saúde e a publicação de um novo edital do consórcio, que passou a permitir atendimentos diretamente nas unidades de saúde — anteriormente restritos aos consultórios particulares.
A SMS reforça que a Atenção Básica é a porta de entrada do sistema de saúde. A partir da avaliação realizada nas unidades, e conforme os critérios estabelecidos em protocolos clínicos, ocorre o encaminhamento ao pediatra quando necessário. Além disso, médicos e enfermeiros da Atenção Primária realizam consultas de puericultura, acompanhando o crescimento e desenvolvimento infantil, bem como atendem condições clínicas de menor complexidade que podem ser resolvidas nas próprias unidades.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Camila Barreto, há dificuldades para a contratação de pediatras, uma realidade que também afeta o setor privado. “Mesmo diante desse cenário, estamos buscando recursos e alternativas para ampliar a oferta de profissionais no município”, destacou.
Entre as ações em andamento, a Secretaria informou que trabalha para ampliar a carga horária de pediatria e, em parceria com o Hospital de Caridade e Beneficência, qualificar a internação clínica pediátrica. Essas iniciativas serão intensificadas ao longo de 2026, com foco na captação de recursos e na atração de novos profissionais para Cachoeira do Sul.
Outra novidade prevista para 2026 é o início do atendimento por telemedicina em neuropediatria, que utilizará os kits de telemedicina recebidos por meio do PAC 2025, com entrega prevista ainda para este ano.
A Secretaria Municipal da Saúde também avalia que o fortalecimento das políticas públicas de saúde e assistência social contribuiu diretamente para a queda da mortalidade infantil em 2025, conforme dados já divulgados pela Prefeitura. Entre os fatores determinantes estão a ampliação da cobertura vacinal, os programas assistenciais de garantia alimentar, o acompanhamento do pré-natal pelo SUS e a busca ativa de gestantes.
Mesmo com os avanços registrados, a SMS reforça que segue empenhada na busca por mais profissionais médicos, com o objetivo de ampliar e qualificar cada vez mais o atendimento pediátrico à população cachoeirense.

Autor: Eloisa Uliana


















