Profissionais da Rede Municipal participam de dois dias de formação para marcar início do ano letivo
- Lenon Quoos

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de fevereiro), os profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de dois dias de formação promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. A programação marca o início do ano letivo de 2026 e o encerramento da Semana Pedagógica “Fios que Tecem Saberes e Identidades”.
A abertura, na quinta-feira, contará com a presença do palestrante, psicoterapeuta, escritor, cantor e compositor Dr. Jorge Trevisol, que abordará o tema “Motivações para viver em tempos de mudanças”. A proposta é convidar os educadores a refletirem sobre propósito, desafios contemporâneos e o papel transformador da educação. O encontro será realizado em dois momentos, no Ministério Porta das Ovelhas: à tarde, para os profissionais que atuam nesse turno, e à noite, contemplando aqueles que trabalham nos turnos da manhã e da noite.
Na sexta-feira, a programação segue com quatro workshops distribuídos ao longo do dia, ampliando os espaços de diálogo e aprofundamento de diferentes temáticas.
No auditório do Colégio Totem, às 9h e às 14h, será realizado o workshop “PNEERQ: práticas pedagógicas antirracistas na construção efetiva de uma escola antirracista”, conduzido pela agente de governança regional do PNEERQ/MEC, professora Dra. Valesca dos Santos Gomes. Cada escola participará em um dos turnos, conforme cronograma previamente informado.
Já no Colégio Rio Branco, também às 9h e às 14h, ocorre o workshop “Os espaços na Educação Infantil: possibilidades de pensar ações com bebês e crianças”, ministrado pelo professor doutorando Valmir dos Santos Dorneles Júnior, da UFRGS. A formação é direcionada aos profissionais que atuam na Educação Infantil.
No auditório da Afubra, nos mesmos horários, acontece o workshop “Formação e capacitação de professores com foco no fortalecimento do ensino da cultura gaúcha”, coordenado pela 5ª Região Tradicionalista. Neste também, cada escola participará em um dos turnos, conforme cronograma previamente informado.
Encerrando a programação, na sexta-feira, às 19h, no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, será promovido o workshop “A escola é a primeira oportunidade para conhecer o mundo”, conduzido por Diego Tischler da Cunha. A atividade é destinada aos profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Texto e foto: Eloisa Uliana



















Comentários