top of page

​Programa Família Gaúcha começa ser executado em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 21 horas

Cachoeira do Sul foi contemplada com o Programa Família Gaúcha, iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo combater a pobreza e acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a emancipação e o fortalecimento da autonomia familiar.


Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, foram apresentados os agentes que atuarão no município. O prefeito Leandro Balardin deu as boas-vindas aos profissionais, destacando a importância do programa e o compromisso do Município com o fortalecimento das políticas sociais e a melhoria da qualidade de vida das famílias cachoeirenses.

ree

Como o programa será executado?

No município, 192 famílias serão atendidas, sendo 64 famílias em cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O acompanhamento será realizado por agentes sociais que, ao longo de 22 meses, farão visitas domiciliares e atendimentos nos CRAS, buscando compreender a realidade de cada núcleo familiar e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das famílias participantes.


A articulação técnica do programa será realizada em conjunto com os servidores dos CRAS, garantindo o alinhamento das ações com as políticas públicas municipais. As famílias beneficiadas foram selecionadas pelo Governo do Estado, com base em critérios específicos aplicados sobre os cadastros existentes. Os CRAS, por sua vez, farão um filtro local, priorizando as famílias que desejarem participar ativamente do acompanhamento.


O que é o Programa Família Gaúcha

é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul para reduzir a vulnerabilidade social de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ele busca a emancipação social por meio de acompanhamento personalizado com Agentes de Desenvolvimento da Família (ADF), assistência intersetorial (social, saúde, educação) e transferência de renda, como o auxílio de R$ 200,00 (mais R$ 50 por criança de 0 a 6 anos).


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page