top of page

Rosane Rösing é anunciada como patrona da 41ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul

A 41ª edição da Feira do Livro de Cachoeira do Sul já tem sua patrona definida: a contadora de histórias Rosane Rösing. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 17 de junho, pelo prefeito Leandro Balardin e pela secretária municipal de Cultura, Dariely Gonçalves.


O evento acontecerá de 29 de setembro a 3 de outubro de 2026, na Estação de Eventos Rua Coberta, e terá como tema “Era uma vez... onde nascem as histórias”, reforçando a proposta de valorização da literatura, da imaginação e do incentivo à leitura.


Professora aposentada, Rosane Rösing esteve à frente da tradicional Hora do Conto da Biblioteca Municipal, somando mais de 40 anos como contadora de histórias. Atua como cerimonialista, contando histórias de casamentos, batizados e outros eventos, além de ser formadora de outros contadores de histórias e de leitores, em especial na valorização da literatura infantojuvenil.


A escolha de Rosane como patrona reconhece sua trajetória e contribuição para a cultura, destacando seu papel no incentivo à leitura e no desenvolvimento de gerações de leitores.


A programação completa da feira será divulgada em breve pela organização.

Currículo da Patrona

FORMAÇÃO

  • Ensino Superior

Habilitação: Educação Física

 

  • Ensino Médio

Habilitação: Magistério

 

CURSOS

  • Artes Cênicas – Escola Superior de Artes Santa Cecília (ESASC)

  • Expressão Corporal – Escola Superior de Artes Santa Cecília (ESASC)

  • Teatro de Bonecos – Anima Sonhos (Porto Alegre)

  • Recreação e Psicomotricidade – Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física

  • Storytelling (A Arte de Contar Histórias) – Ordem dos Engenheiros (Coimbra – Portugal)

  • Coaching a Arte de Contar Histórias – Escola de Narração oral Itinerante Clara Haddad (Porto – Portugal)

  • Colóquio Internacional de Literatura infantil – (Universidade de Minho – Braga – Portugal)

  • Imersão em Literatura Portuguesa Infantil – Salta Folhinhas (Porto – Portugal)

  • Imersão em Literatura Portuguesa Infantil – Livraria Gigões e Anantes (Aveiro – Portugal)

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

  • Formação para professores em escolas estaduais e municipais na cidade de Cachoeira do Sul e demais cidades do RS.

  • Professora de Séries Iniciais – Rede municipal e particular de ensino

  • Professora de Educação Física – Rede municipal e particular de ensino

  • Contadora de Histórias – (34 anos) – Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen

 

OUTRAS ATIVIDADES

  • Participação na Feira do Livro de Lisboa (Portugal)

  • Atuação no 9º e 10º Encontro Nacional de Contadores de História ao Pé do ouvido (realizados em Cachoeira do Sul – RS e Tapes – RS em 2017)

  • Patrona da Feira Literária da E. E. E. M. Antônio Vicente da Fontoura (Cachoeira do Sul)

  • Projeto “Na Sala com Rosane” – Leitura dramática de contos, crônicas e poesias de autores nacionais e internacionais (Desde março de 2018)

  • Projeto “Criando com a tia Rô”, na Clínica CRIAÇÃO (CENTRO DE REFERÊNCIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA (Desde março de 2018)

 

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

  • Professora de Séries Iniciais

  • Professora de Educação Física

  • Contadora de Histórias

  • Programadora Cultural

  • Curadora Literária de Livros Infantis

  • Celebrante de casamento

  • Celebrante de Batizados

  • Celebrante em aniversario

  • Cerimonialista de eventos

  • Patrona em Feiras do Livro em escolas do município.

 

Fonte: Eloisa Uliana / Ascom Prefeitura.

 
 
 

Comentários


bottom of page