top of page

RS investe R$ 4 milhões para modernizar hemodinâmica do Hospital Santa Cruz

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou o investimento de R$ 4 milhões para modernizar o setor de hemodinâmica do Hospital Santa Cruz, referência em alta complexidade cardiovascular para a região. Os recursos, viabilizados pelo programa Avançar na Saúde, serão utilizados para a aquisição de um novo equipamento, considerado essencial para diagnósticos precisos e intervenções rápidas em doenças cardíacas.


A modernização permitirá ampliar a capacidade de atendimento, especialmente em procedimentos como cateterismo cardíaco, fundamental para identificar e tratar doenças coronarianas. Segundo a SES, o novo equipamento garantirá maior segurança aos pacientes e mais agilidade nos fluxos de atendimento.


Além da compra, a secretaria destinou recursos extras para expandir temporariamente a oferta de procedimentos. Hoje, o hospital realiza cerca de 30 cateterismos por mês, mas, com o aporte adicional, passará a realizar 60 exames extras, totalizando 90 cateterismos mensais durante três meses. A expectativa é reduzir filas e agilizar o acesso ao serviço de hemodinâmica nas Regiões de Saúde 27 e 28.


Referência para Cachoeira do Sul

O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Júlio Lopes, destaca que o serviço de Alta Complexidade Cardiológica do Hospital Santa Cruz atende todos os 12 municípios da região, incluindo Cachoeira do Sul.

“Quando a patologia cardíaca é de alta complexidade, todos os casos da 8ª CRS são encaminhados para o Hospital Santa Cruz. Em Cachoeira, contamos apenas com a Média Complexidade cardiológica”, explica.


Avançar na Saúde

O investimento integra o programa estadual que busca qualificar a infraestrutura hospitalar e fortalecer os serviços de média e alta complexidade do SUS no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem priorizado a modernização de equipamentos e a ampliação da capacidade de atendimento em áreas estratégicas, especialmente na cardiologia.

ree

 
 
 
bottom of page