Seminário “Raízes & Futuro” debaterá juventude e sucessão no tradicionalismo gaúcho em Cachoeira do Sul
- Lenon Quoos
- há 19 minutos
- 2 min de leitura

O município de Cachoeira do Sul receberá no próximo dia 3 de junho a edição 2026 do Seminário Tradicionalista “Raízes & Futuro”, evento que nasceu em 2025 e que, devido à repercussão positiva, transformou-se em um projeto permanente do mandato da vereadora Ana Paula Melo (Progressistas).
Com o tema “Juventude e sucessão tradicionalista: quem vai carregar a bandeira do RS?”, o encontro pretende promover uma ampla reflexão sobre o futuro do tradicionalismo gaúcho, valorizando o papel das novas gerações na preservação da cultura e das raízes do Rio Grande do Sul.
Segundo a organização, a expectativa para 2026 é ainda maior. O objetivo é fortalecer o tradicionalismo como ferramenta de formação humana, aproximando crianças, jovens e famílias da cultura gaúcha e incentivando a continuidade do movimento tradicionalista.
“O seminário busca valorizar nossa cultura, mas também refletir sobre o futuro do movimento tradicionalista e o papel da juventude nessa continuidade”, destaca a vereadora.
A primeira edição do projeto, realizada em 2025, trouxe como tema “O legado das mulheres no tradicionalismo”, abordando a importância feminina na construção e fortalecimento da cultura gaúcha.
Neste ano, o seminário contará com a participação de importantes nomes do tradicionalismo. Entre os palestrantes confirmados estão Alessandra Motta, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 1986/87, pesquisadora da cultura gaúcha e referência na formação tradicionalista; Ana Cláudia Feltrin, comunicadora, escritora e defensora da identidade e da missão do tradicionalismo; além de Lucas Tatsch, Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul e voz da juventude tradicionalista no presente e no futuro.
A programação também terá participações culturais especiais. Na declamação, o público acompanhará Douglas Diehl Dias, poeta, declamador e campeão do ENART. Já o encerramento será comandado pela cantora nativista Cabi Ferraz, campeã intérprete solista vocal feminina do ENART 2025.
O Seminário “Raízes & Futuro” será realizado na quarta-feira, dia 3 de junho de 2026, às 19h, na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, localizada na Rua 7 de Setembro, nº 1078, no Centro de Cachoeira do Sul.
A realização é do gabinete da vereadora Ana Paula Melo, com apoio da Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul.
















