Suzana Weirich lança seu segundo livro em parceria com o jovem poeta Gustavo Molinelli
- Lenon Quoos
- há 13 horas
- 2 min de leitura

Após o sucesso de seu primeiro livro "Ecoa, África", lançado no final de novembro de 2024, a escritora e servidora pública de Cachoeira do Sul, Suzana Weirich, de 48 anos, apresentou ao público sua segunda obra na fria noite de 30 de junho. Intitulado "A Prosa e o Verso", o novo livro de poesias é resultado de uma parceria com o jovem escritor Gustavo Rodrigues Molinelli, de apenas 16 anos, estudante do ensino médio da Escola Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha. Esta é a estreia literária de Gustavo.
Suzana e Gustavo se conheceram por meio do Clube Literário de Cachoeira do Sul (CLICA), onde cultivaram uma forte amizade. "Mesmo pertencendo a gerações diferentes, criamos uma conexão por compartilharmos o amor pela poesia. A partir disso, surgiu a ideia de reunir nossos textos em uma coletânea: eu representando a prosa e ele, o verso. O resultado é um livro lindo", relata Suzana.
A Prosa e o Verso tem 70 páginas e reúne 60 poesias — sendo 30 de cada autor. Os temas abordam desde questões sociais como o racismo, até aspectos do cotidiano, natureza, afetos, relações familiares e sentimentos não expressos. A obra foi publicada pela editora Delicatta, de São Paulo, e conta com prefácios e posfácios assinados por nomes como Janice De Franceschi (escritora e poeta), César Roos (fotógrafo e poeta), Tiago Vargas (escritor e poeta) e Mônica Vicco (professora e contadora de histórias).
Suzana celebra o retorno positivo do público: "Os feedbacks têm sido incríveis. As pessoas dizem que se identificam profundamente com os poemas. Estão encantadas com a sensibilidade do livro", destaca.
O livro está à venda por R$ 40,00. Muitos exemplares já foram comercializados, mas ainda há unidades disponíveis. Os interessados podem reservar sua cópia pelo WhatsApp: (51) 9 8442-7352.
Em entrevista ao portal Fatos 24h, em janeiro deste ano, Suzana havia adiantado que estava trabalhando em seu segundo livro e pretendia lançá-lo durante a 40ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, prevista para o segundo semestre. No entanto, como o livro ficou pronto antes do esperado, ela e Gustavo decidiram não esperar até outubro e optaram por lançá-lo ainda no inverno.
Suzana também comentou seus projetos futuros: "Estarei presente na Feira do Livro com o grupo Poetas do Vale, do qual faço parte. Além disso, continuo atuando na Associação Rainha Ginga em diversas iniciativas culturais. Para 2026, planejo lançar meu terceiro livro, com uma base mais aprofundada e reflexiva. Estou muito realizada — meu primeiro livro, Ecoa, África, chegou a outros estados, como o Espírito Santo, e está em uma biblioteca dedicada a autores negros. Ele ganhou asas e voou. E agora, este novo trabalho também está ganhando espaço, chegando até um romancista famoso em Belo Horizonte", comemora.
