Ulbra Cachoeira sedia importante reunião de lideranças sobre obras da Ponte do Fandango
- Lenon Quoos

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
A Ulbra Campus Cachoeira do Sul sediou, na tarde do dia 24 de julho, uma importante reunião de lideranças empresariais e do setor público para tratar sobre articulações relativas à travessia de pedestres durante as obras na Ponte do Fandango. Inicialmente, a reunião teria a participação de dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), o que acabou não acontecendo. Mesmo assim, o presidente da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), Rafael Vargas de Quadros, coordenou uma conversa para alinhamento acerca das negociações sobre a travessia com o Governo Federal.
Estiveram na reunião o deputado Cláudio Tatsch e o prefeito municipal Leandro Balardin, que colocaram-se à disposição para auxiliar a comunidade com relação aos melhores caminhos a seguir. O presidente da CACISC disse que as obras de reforma e elevação da Ponte do Fandango já estão em andamento, mas há um forte questionamento da comunidade sobre a questão da elevação de trechos da BR-153 que fazem acesso a ponte e também com relação a garantias do DNIT sobre alternativas de travessia para não prejudicar indústrias e trabalhadores que precisam acessar outros municípios próximos.
A previsão de interdição da Ponte do Fandango é de setembro de 2025 a janeiro de 2026, conforme o cronograma da obra, e as lideranças estão pedindo a colocação de mais alternativa de balsa (duas para veículos leves e uma para veículos de carga) e a disponibilização de um catamarã para transporte de pessoas na travessia do Rio Jacuí. A próxima reunião de articulação com os dirigentes do DNIT ficou agendada para o início de agosto.
Além da diretora da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, professora Doutora Adriana Porto, também estiveram na reunião o presidente da Sicredi Gerações RS/MG, Paulo Alex Falcão, o presidente do Sindilojas Vale do Jacuí, Antonio Trevisan, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário, Construção e Olarias (SIMCO), Marcelo Thomaz Domingues, presidente do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (NEAA), Ricardo Bernardes, do superintendente do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Luciano Morschel, do vereador Serginho Quoos, representando a Câmara Municipal, do vice-presidente do Sindicato Rural, Vinicius Porto, do Gerente Geral da indústria Todesmade, Sidiano Valduga, do CEO do Grupo Agroscrew (Screw, Agropertences e Usiagro), Moacir Marzari, entre outros.

Celso Rafael Elesbão
Comunicação/Ulbra Cachoeira


















Comentários