top of page

Vacina contra vírus sincicial respiratório já está disponível para gestantes em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês, já está disponível gratuitamente em Cachoeira do Sul para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.


De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus está presente em cerca de 75% dos casos da doença em recém-nascidos. Ao se vacinar durante a gestação, a mãe transfere anticorpos ao bebê, garantindo proteção desde os primeiros dias de vida e reduzindo significativamente o risco de formas graves da doença e de hospitalizações no primeiro ano.

Além de proteger os recém-nascidos nos primeiros meses, o imunizante também contribui para reduzir internações entre idosos acima de 60 anos.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) mostram que, em 2025, o VSR foi responsável por mais de 80% das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças menores de dois anos.


Como a vacina foi recentemente incluída no calendário de rotina do SUS, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou um chamamento especial às gestantes a partir de janeiro. A estratégia busca diminuir drasticamente o número de hospitalizações durante a sazonalidade do vírus, que costuma se intensificar a partir de março.


Atualmente, o Ministério da Saúde estima 856 gestantes em Cachoeira do Sul. Desde o início da aplicação do imunizante na rede municipal, em 9 de dezembro, até esta terça-feira (03/02), já foram aplicadas 189 doses.


O município recebeu duas remessas da vacina, totalizando 399 doses, e o setor de Imunizações segue administrando o estoque conforme a procura do público-alvo.


Inverno mais seguro

A iniciativa integra uma ofensiva contra infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, visando o próximo inverno. Outra estratégia do SUS é a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe (Beyfortus), que oferece proteção direta a recém-nascidos.


O medicamento já começou a ser aplicado em Cachoeira do Sul, no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Entre setembro e dezembro do ano passado, equipes da Vigilância em Saúde mapearam 42 crianças aptas a receber o anticorpo. As doses já foram solicitadas para aplicação após a alta hospitalar.


Onde se vacinar

Salas de vacinas disponíveis:

• EAP Central

• EAP Centro Social Urbano

• EAP Marina

• ESF Ponche Verde

(A partir de março, a vacina estará disponível em todas as salas da rede municipal)


Horários de atendimento:

• 7h15 às 11h45

• 13h às 15h30

Texto: Viviane Souza

 
 
 
bottom of page