top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Vestibular e Prova do PSS movimenta Campus da UFSM/Cachoeira no final de semana

As provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1) 2024 da UFSM/Cachoeira e demais Campus serão aplicadas neste sábado e domingo junto a sede da Universidade no Passo da Areia. Os candidatos inscritos para ambas as seleções devem ficar atentos ao que pode e ao que não pode ser usado durante as provas. As regras são válidas para todos os locais em que os processos acontecem.


Os principais hotéis de Cachoeira do Sul, estarão lotados neste sábado e domingo, devido ao Vestibular no Campus da UFSM/Cachoeira. São esperados 558 candidatos, sendo que destes 70 irão realizar as provas para os cursos da UFSM/Cachoeira e outros 488 para os cursos existentes em Campus Santa Maria, Palmeira da Missões e Frederico Westphalen.


Vestibular

As provas do Vestibular, com 120 questões objetivas e redação, serão aplicadas no sábado (13) e no domingo (14):

Prova 1: no sábado, das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30;

Prova 2: no domingo, das 8h às 11h, com abertura dos portões às 7h;

Prova 3: no domingo, das 13h30 às 18h30, com abertura dos portões às 12h30.


Processo Seletivo Seriado

A prova do Prova do Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1), para candidatos que concluíram o 1º ano do Ensino Médio, será aplicada no sábado (13), das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30. Serão 40 questões objetivas.


Orientações gerais

Os candidatos devem apresentar-se no local das provas uma hora antes do início, portando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta. A pessoa que comparecer em outro local, diferente daquele indicado, não poderá participar do processo seletivo.


Assim que ingressar na sala, o candidato deve guardar, no envelope a ser fornecido pela Comissão Fiscal, quaisquer materiais dispensáveis à realização da prova, tais como: óculos escuros, lápis, máquinas calculadoras, telefones celulares, relógios, entre outros. Todos os equipamentos eletrônicos devem ser desligados. Feito isso, o envelope lacrado, juntamente com os demais materiais (boné, apostilas, livros, entre outros), deve ser guardado embaixo da cadeira.


No sábado, turno da tarde, e no domingo, turno da manhã, será permitida a saída da sala de prova somente após uma hora do seu início. No domingo à tarde, os candidatos poderão sair após transcorridas duas horas do início. Em cada sala será disponibilizado um marcador de tempo, por onde será possível acompanhar o horário restante para a realização da prova.


A folha-rascunho poderá ser levada. Já o caderno de questões e a folha-resposta, depois de entregues, não poderão mais ser acessados. Ao final da prova, devem permanecer, no mínimo, dois candidatos, além da Comissão Fiscal na sala.


Atenção ao documento de identificação

Para realizar o Vestibular e o PSS1, será necessário aos candidatos apresentar um documento atualizado e com foto. Não serão aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticados em cartório. Pessoas que tiverem o documento extraviado ou furtado devem apresentar o Boletim de Ocorrência, expedido por um órgão policial há no máximo 90 dias.


São considerados documentos válidos: 

  • Cédula de Identidade (RG);

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;

  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;

  • Carteira expedida por conselhos regionais e federações trabalhistas (OAB, CREA, CRM, etc.);

  • Carteiras expedidas pelos Comandos Militares;

  • Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública;

  • Carteiras expedidas pelos Institutos de Identificação;

  • Carteiras expedidas pelo Corpo de Bombeiros;

  • Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de Exercício Profissional (órgãos, conselhos, etc.);

  • Carteiras funcionais do Ministério Público e as expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identificação;

  • Certificado de reservista;

  • Passaporte.

Não serão aceitos os seguintes documentos de identificação: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei n.º 9.503/97, Carteira de Estudante, protocolos, crachás e identidade funcional de natureza privada, documentos danificados e/ou não identificáveis.


Documentos eletrônicos, mesmo aqueles reconhecidos por lei, não poderão ser utilizados para acesso à sala de prova, pois a Comissão Fiscal confere os dados das pessoas inscritas durante a prova, momento em que não é permitido o uso de smartphone ou equiparados.


Alimentos durante a prova

Será permitido às pessoas inscritas se alimentarem durante a prova, desde que sejam alimentos fáceis de manusear, que não causem barulho e não atrapalhem os demais participantes. O lanche e os líquidos devem ficar embaixo da cadeira a fim de evitar acidentes com o caderno de questões e com a folha-resposta.


Acompanhantes

O acesso ao interior dos prédios onde serão aplicadas as provas é restrito aos candidatos.


Gabaritos

O gabarito preliminar do Vestibular será divulgado na segunda-feira (15), na página do Vestibular UFSM 2024. A solicitação de recursos deve ser feita em até 48 horas após a divulgação do gabarito preliminar. O gabarito definitivo será divulgado até o dia 26 de janeiro.


Em relação ao PSS1, o gabarito preliminar também será divulgado na segunda (15), na página do Processo Seletivo Seriado UFSM 2024. Solicitação de recurso em até 48 horas após a divulgação. O gabarito definitivo deverá ser divulgado até 26 de janeiro.


Atendimento especial

Tanto no Vestibular quanto no PSS1, há candidatos que farão as provas com atendimento especial, conforme requerido no ato de inscrição.



Comments


bottom of page