• Da Redação

Alessandro Rosa | Se tornando um líder eficiente e respeitado

Todos sabemos que, como empreendedores precisamos usar muitos chapéus. Em geral, somos responsáveis por uma ampla gama de responsabilidades, desde marketing e desenvolvimento de negócios até contabilidade e controle de estoque. À medida que uma empresa cresce e começa a ver algum fluxo de caixa, no entanto, incentivo os empreendedores a obter ajuda com as tarefas que eles não conseguem fazer bem ou que não utilizam seus pontos fortes. Nesse ponto, ter habilidades de liderança bem desenvolvidas é fundamental para o sucesso.


Depois de começar a contratar você precisa entender a importância de ser um bom líder. Se você acertar isso, economizará muito tempo e dinheiro na recontratação e reciclagem das mesmas posições e criará uma cultura em que as pessoas sempre querem dar o melhor de si. Aqui estão minhas dicas para se tornar um líder completo:


1. Trabalhe com sua equipe - Os melhores líderes trabalham ao lado daqueles que lideram. Em um contexto empresarial, isso significa sujar as mãos, assumindo as mídias sociais de vez em quando, ajudando a produzir conteúdo para o Facebook da sua empresa, respondendo a algumas solicitações de atendimento ao cliente ou conversando com os clientes sobre o que eles amam (ou não) sobre o seu produto ou serviço. Para entender completamente as pessoas que você lidera e como deve liderá-las, você precisa fazer o trabalho que elas fazem.


2. Seja humilde - Ninguém quer trabalhar para alguém que está cheio de si. Em vez disso, é benéfico para todas as partes se um líder puder reconhecer quando comete um erro e permitir que sua equipe aprenda com ele. Os grandes líderes não têm medo de admitir que não são perfeitos. Quando você for humilde o suficiente para compartilhar seus obstáculos com sua equipe, você fortalecerá os negócios e construirá uma cultura mais coesa.


3. Entenda que ninguém é perfeito - Um líder eficaz incentiva sua equipe a buscar a grandeza. O líder ajuda sua equipe a desenvolver as habilidades existentes e a criar novas. Quando alguém cometer um erro, ajude-o a aprender com o ele, em vez de repreendê-lo por estragar tudo. O progresso exige paciência, e um bom líder entende isso.


4. Inspire as pessoas - Por que alguém deveria seguir o que você faz ou diz? Se sua resposta for apenas "Porque eu disse isso", você é um gerente (e não muito bom), não um líder. As pessoas devem segui-lo porque acreditam em sua missão. Para ser um líder completo, você precisa compartilhar essa missão de forma clara, concisa e de uma maneira que inspire as pessoas a trabalharem em busca de objetivos semelhantes.


5. Continue aprendendo - Para o bem da sua equipe e de todo o seu negócio, não se torne o tipo de líder desatualizado cujo conhecimento não tem mais uma aplicação prática. Em vez disso, lute para aprender mais sobre seu setor, sua equipe e o mundo todos os dias. Sua perspectiva geral deve se expandir para abrir espaço para novas pessoas e inovação. Quem lidera ficará mais confiante em alguém que reconheça que não sabe tudo, mas continua aprendendo.


6. Avalie como as pessoas o percebem - Seu estilo e reputação de liderança devem atender aos seus negócios e objetivos. Sua reputação em sua comunidade e em seu próprio local de trabalho pode afetar a maneira como sua equipe opera, portanto verifique-a de vez em quando para garantir que sua percepção corresponda aos seus objetivos. Seja você mesmo, mas esteja ciente de como as percepções de sua equipe e do público sobre você afetam seus negócios.


7. Não tome o tempo das pessoas - Reuniões longas e prolongadas são coisa do passado. A força de trabalho de hoje aprecia líderes que respeitam seu tempo. Manter uma conversa de uma hora no início de cada dia de trabalho provavelmente será o contrário. Encontre maneiras de se comunicar com sua equipe de forma rápida e fácil. Permita que seus funcionários trabalhem da maneira que acharem mais eficiente, sejam sozinhos, em equipe ou até em casa. Quanto mais você mostra que respeita o tempo dos outros, mais sua equipe se esforça para atingir seus objetivos comuns - e mais rápido todos chegarão lá.


Se você não estiver organizado você perderá o respeito. Isso é algo que você não quer como empreendedor. Planeje e siga seus objetivos. Nunca entre em um negócio sem planejar e estar preparado.


Deseja mais dicas? Precisa auxílio?


E-mail: ale.rosa.gestor@gmail.com - WhatsApp: (51) 997896352

Tchê Peq..png