top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Barragem da CRM no Iruí entra em Alerta Vermelho e Vila Piquiri entra em processo de evacuação


Barragem Jazida Iruí

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul trabalhou arduamente nesta terça-feira, 26 de setembro, na localidade do Piquiri, interior do município às margens da BR-290, após o grande volume de chuva que atingiu a região nas últimas 24h. Após atender as famílias, a equipe de Defesa Civil percorreu o local fiscalizando açudes e barragens na região. Ao fiscalizar a barragem da CRM (Companhia Riograndense de Mineração), antiga mineradora da região, a engenheira do município ficou preocupada com a situação da barragem e solicitou uma avaliação à empresa, que respondeu: "Devido excesso pluviométrico dos últimos dias, recomendo alerta vermelho, precaução, nas áreas próxima a barragem, pois pode apresentar risco de rompimento... Dessa forma as habitações existentes abaixo devem ser evacuadas por precaução", em documento assinado pelo engenheiro André Rodrigues, diretor técnico da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

Situação atual da Barragem

A Defesa Civil de Cachoeira imediatamente organizou uma reunião no pavilhão comunitário da comunidade, que possui cerca de 300 residências, e explicou a situação e se prontificando a realizar a remoção das famílias. Segundo o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Jr., os moradores apresentam resistência em deixar o local após a trégua da chuva.

Com isso, uma equipe ficará em alerta e um sistema sonoro improvisado está sendo instalado nas estradas do local para avisar a comunidade se houver algum sinistro na barragem. A evacuação, se necessária, se dará em direção a Pantano Grande. O Governo do Estado já está ciente da situação e deslocou equipes para acompanhar a situação da barragem.


SAIBA MAIS

O alerta vermelho na barragem aconteceu em razão do excesso pluviométrico dos últimos dias. Não existe mapeamento apresentando a quantidade de famílias que podem estar na mancha de inundação, pois todos dados relativos ao local são antigos. Por volta das 20h, os moradores se reuniram no pavilhão comunitário do Piquiri e foram comunicados sobre a situação. 50 famílias se cadastram somando 136 pessoas. Grande parte das pessoas concordaram em sair de suas casas, indo para a residência de familiares em outros locais. Alguns tiveram que ir para o pavilhão da Vila Vargas. No entanto, algumas pessoa não aceitaram sair de suas casas.


Sem ocorrencia durantre à noite

De acordo com a Defesa Civil, não houve nenhuma ocorrência registrada desde a emissão do Alerta pela CRM. As equipes de resposta seguem em atendimento até a alteração do Nível de Segurança.

A Defesa civil aguarda os técnicos da empresa que farão a vistoria e que poderão alterar este Nível. Em análise visual, o nível da Barragem baixou nesta manhã e não chove no local, o que mantém uma situação melhor que a registrada na noite de terça-feira. No entanto, será mantida emergência até nova avaliação.

Fotos: Ascom Prefeitura Cachoeira

Comments


bottom of page