Cachoeira inaugura Centro Municipal dos Conselhos da Educação para fortalecer gestão e controle social
A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) inaugurou, nesta segunda-feira, 19 de outubro, o Centro Municipal dos Conselhos da Educação (CEMCE), em Cachoeira do Sul. O espaço está localizado no segundo andar da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dom Ângelo Domingos Salvador, no bairro Santo Antônio.
O ato contou com a presença do prefeito Leandro Balardin, da secretária municipal de Educação, Carla da Luz Zinn, além de presidentas e representantes dos conselhos municipais ligados à área educacional.
Pela primeira vez, três colegiados terão um espaço compartilhado para realizar reuniões, organizar atividades e desenvolver seus trabalhos. O CEMCE será utilizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) e pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/Fundeb).
Estrutura para os três conselhos
O novo espaço foi organizado para atender às diferentes demandas dos colegiados. A estrutura conta com uma sala destinada à equipe técnica do Conselho Municipal de Educação, outra para reuniões das comissões permanentes e temporárias, uma sala para reuniões gerais e um ambiente para a assessoria executiva dos três conselhos.
A proposta é proporcionar melhores condições de trabalho, facilitar a organização das atividades e ampliar a integração entre os órgãos, que desempenham funções importantes no acompanhamento das políticas públicas educacionais do município.
Os conselhos também exercem papel fundamental na participação da sociedade na gestão pública, na fiscalização de programas e recursos destinados à educação e no acompanhamento de ações relacionadas ao ensino e à alimentação escolar.
Apoio técnico e fortalecimento institucional
O CEMCE contará com uma secretária executiva, a professora Caroline Oliveira, responsável por prestar apoio às atividades dos três colegiados, contribuindo para a organização das reuniões e o desenvolvimento das demandas administrativas.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Carla da Luz Zinn, a inauguração representa um avanço na organização e no fortalecimento dos conselhos que acompanham a educação pública municipal.
A criação do centro busca valorizar o trabalho dos colegiados e oferecer uma estrutura adequada para o exercício de suas atribuições, reforçando a participação social e o acompanhamento das políticas educacionais em Cachoeira do Sul.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal.

















Comentários