Deise Chagas da Silva é a primeira mulher motorista da Prefeitura de Cachoeira do Sul
- Lenon Quoos
- há 4 horas
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Cachoeira do Sul conta, pela primeira vez, com uma mulher atuando como motorista. Deise Chagas da Silva, 38 anos, assumiu recentemente a função na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quebrando um paradigma histórico no município. Segundo o setor de Recursos Humanos, não havia registros de mulheres ocupando a função até então.
Com habilitação na categoria B, Deise já tinha experiência no volante: trabalhou como taxista e motorista em uma empresa privada. “Eu estava procurando emprego, de preferência como motorista, porque gosto muito da função. Quando saiu a seleção para a Secretaria de Desenvolvimento Social, me candidatei e fui escolhida”, conta.

Hoje, sua rotina envolve transportar profissionais da secretaria para diferentes compromissos e atividades. Ela afirma que foi bem recebida por todos os setores, inclusive pelos colegas homens, mas admite que ainda percebe surpresa nas pessoas ao verem uma mulher no cargo.
Cachoeirense, casada com Marlon Barreto e mãe de Emanuel, Gabriel e Larissa, Deise já enfrentou preconceito quando atuava na iniciativa privada. Apesar disso, incentiva outras mulheres a seguirem o mesmo caminho: “As mulheres que têm vontade de dirigir profissionalmente e se sentem seguras para isso, devem ir em frente. É muito prazeroso trabalhar com aquilo que a gente ama.”
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Clausiane Tatsch, elogia a postura da servidora: “Ela é sempre disposta e responsável”. Já o prefeito Leandro Balardin destacou a importância da representatividade feminina na gestão: “Fico feliz com a contratação de uma mulher para o cargo, pois sei da competência das mulheres, tanto que nosso governo tem muitas em funções de direção e chefia.”
Deise afirma que pretende continuar na profissão e seguir conduzindo sua carreira, com a mesma determinação que demonstra ao volante.

Texto e fotos: Eloisa Uliana
Comentários