Dengue despenca 72% e Cachoeira do Sul registra apenas três casos em 2026
- Lenon Quoos
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Com apenas três casos confirmados até o momento, Cachoeira do Sul vivencia uma importante virada no cenário epidemiológico da dengue. Após ultrapassar os três mil casos em 2025, em meio a um contexto de epidemia, os dados atuais apontam uma redução significativa, reflexo das ações coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
“O resultado é fruto de um trabalho contínuo, baseado em planejamento técnico, atuação integrada das equipes de saúde em campo e na mobilização comunitária, que alcançou o engajamento da população no combate aos focos do mosquito”, avalia a secretária da Saúde, Camila Barreto.
Segundo a gestora, o início da atual administração foi marcado por desafios, especialmente no cenário epidemiológico. Durante o diagnóstico inicial, ainda na transição de governo, foram identificados problemas como a falta de equipamentos e insumos, grande número de terrenos abandonados e necessidade de reforço nas ações de prevenção.
Diante da epidemia, a Secretaria implantou o terceiro turno nas unidades de saúde ainda em março de 2025, reforçou os atendimentos na UPA e ampliou o número de profissionais. Paralelamente, foi organizada uma força-tarefa para aquisição de larvicidas e inseticidas recomendados pelo Ministério da Saúde, além da compra de novos equipamentos e capacitação das equipes.
Também foram realizados mutirões nos bairros e criado um comitê de emergência em saúde pública, envolvendo diferentes setores da administração municipal, como Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Social, Defesa Civil, Fazenda e Procuradoria-Geral. A mobilização resultou ainda na conquista da vacina contra a dengue para adolescentes e na adoção de novas tecnologias, como as ovitrampas — armadilhas que ajudam a mapear áreas com maior incidência do mosquito Aedes aegypti.
2026 com cenário mais controlado
Os dados atuais reforçam o avanço no controle da doença. No mesmo período do ano passado, em 29 de março de 2025, o município registrava 270 casos confirmados e hospitalizações por quadros graves. Já em 2026, são três casos confirmados, 13 em investigação e 115 descartados, sem registros de internações ou óbitos.
“O trabalho de base realizado nos permitirá agir de maneira preventiva e sustentar números mais seguros ao longo do ano”, destaca Camila.
Alerta segue para a população
Apesar do cenário positivo, a Secretaria reforça que a população não pode relaxar nos cuidados. A prevenção continua sendo essencial para evitar a proliferação do mosquito.
“Nesta direção, é fundamental que todos estejam corresponsáveis no processo. O combate à dengue envolve poder público, empresas, entidades e toda a comunidade”, alerta a secretária.
Trabalho em equipe foi decisivo
A titular da pasta também destacou o papel da equipe da Vigilância em Saúde, mencionando o trabalho da diretora Andréa Santos, da bióloga Rosinele Perez e do engenheiro Eduardo Streb, além dos agentes de combate às endemias.
Segundo ela, o grupo recebeu reconhecimento durante visita do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), assim como apoio constante da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde.

CRÉDITO: VIVIANE SOUZA.














