top of page

Estudante vai representar a 24ª CRE na Etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

A jovem Polyana Teichmann Mathias, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Estrela Velha, da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (24ª CRE), foi escolhida para representar a região no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) com o seu projeto "Conectando Jovens, Transformando o Clima".


O Ministério da Educação (MEC) promove, desta terça a quinta-feira, de 27 a 29 de maio, em Brasília, a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O projeto é voltado a estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas. Este ano, o encontro debaterá a integração regional e as mudanças climáticas. 


Durante sua passagem pela capital federal, os jovens terão a oportunidade de aprender mais sobre o bloco do Mercosul e suas instâncias, além de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns.  

Na terça-feira, 27 de maio, os adolescentes participam de palestra no MEC, onde serão apresentadas noções do ordenamento jurídico brasileiro e do eixo de inclusão educativa. Na sequência, os estudantes visitarão o Itamaraty, onde debaterão o Mercosul, o Parlasul e o eixo de integração regional. 


Na quarta-feira, 28 de maio, o palco das atividades será o Congresso Nacional, onde haverá visitação à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, que inclui uma roda de conversas com um parlamentar que integra o Parlasul. 


Na quinta-feira, 29 de maio, a comitiva estará no Campus Brasília do IFB para debater o eixo temático “jovens e trabalho”. Na sequência, no Palácio do Planalto, haverá a eleição dos representantes do grupo para a etapa internacional, escolhidos por seus pares. 


Exercendo o papel de parlamentar, por dois anos, as delegações nacionais terão a função de ouvir os jovens estudantes dos países-membros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade, compartilhando suas visões sobre o tipo de escola de ensino médio que querem, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura da paz e o cuidado com o meio ambiente. 


As atividades em Brasília precedem a etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PA), entre 11 e 13 de agosto. Para este encontro, estarão presentes um representante de cada província, departamento ou estado dos países-membros do Mercosul. 


Parlamento – O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Este proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.   


O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.  


O MEC realiza a iniciativa através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), que atuam em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta. 


Comments


bottom of page