top of page

​Exposição “Olho d’Água” atendeu cerca de 500 estudantes de Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

A exposição artística itinerante Olho d’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, que esteve por três dias na Praça Dr. Balthazar de Bem, levou sensibilização ambiental para cerca de 500 estudantes da rede municipal de ensino (turmas de 5º ano e EJA).


Com uma experiência interativa que fez o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas, jogos interativos e óculos de realidade virtual, os estudantes puderam aprender, se divertir e interagir com a exposição.


Uma das novidades que o projeto teve em Cachoeira do Sul foi o atendimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O casal José Carlos da Rosa, 70 anos, e Marlene Lima, 77 anos, da EMEF Maria Pacicco de Freitas, estava entre o grupo que interagiu, se divertiu e se encantou com a exposição. “Isso tudo é uma coisa muito linda”, dizia ele, enquanto assistia ao vídeo de realidade virtual que mostra o percurso que parte de uma nascente (olho d’água) até chegar a rios maiores e desaguar no mar.


A vice-diretora da EMEF Nossa Senhora Medianeira, Cristiane Cunha, destacou a importância da exposição para os estudantes. “Foi uma atividade muito legal. Nossos estudantes amaram. Ficamos gratos pela oportunidade de participar deste momento raro para os estudantes do campo”, frisou ela.


Antes de se despedir de Cachoeira do Sul, o produtor Leandro Silva, ainda fez o plantio de 18 mudas de árvores nativas, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Entre elas estão o açoita-cavalo, o ipê e o tarumã, que foram plantadas na região da Praia Nova. “O plantio de árvores tem tudo a ver com o nosso projeto e gostamos de deixar nossa marca por onde passamos”, destacou Leandro. Ainda atuaram na exposição em Cachoeira do Sul: Cristiano Almeida, Ana Júlia Vicari e Katia Rocha Schmit, que durante todos os dias contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.


O projeto Olho d’Água é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan, apoio da Prefeitura de Cachoeira do Sul e da Secretaria Municipal de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.


Fotos: Patricia Miranda 


コメント


bottom of page