top of page

Jogos Escolares Municipais 2026 começam terça com 17 escolas em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta terça-feira, 28 de abril, a edição 2026 dos Jogos das Escolas Municipais de Cachoeira do Sul (JEMCS). Ao todo, 17 escolas da rede municipal, tanto da zona urbana quanto do campo, participam da competição, reunindo centenas de estudantes em diversas modalidades esportivas.


Neste ano, os jogos incluem disputas de dama, atletismo — com participação de estudantes com deficiência —, futsal e voleibol. A programação também traz novidades: handebol, xadrez e corrida de orientação passam a integrar o calendário esportivo.


A abertura ocorre com as provas de atletismo, a partir das 8h15min, no 13º GAC. Somente nesta etapa inicial, 14 escolas e 159 estudantes estarão envolvidos em provas como corridas, arremesso de pelota, lançamento de peso, salto em altura e salto em distância, nas categorias mirim e infantil, nos naipes masculino e feminino.


As competições seguem até o final de novembro, com cerimônia de premiação prevista para dezembro. Os vencedores receberão medalhas do 1º ao 5º lugar nas modalidades individuais e do 1º ao 3º nas coletivas, além de troféus para as três escolas com melhor desempenho geral.


As disputas ocorrerão em diferentes locais, como o Ginásio Municipal Professor Derli Steinmetz (Derlizão), o 13º GAC e a Ulbra.


A secretária municipal de Educação, Carla Zinn, destaca que os jogos vão além da competição. “Eles promovem integração, amizade e aprendizado. Por meio do esporte, os estudantes desenvolvem valores como respeito, disciplina e cooperação, além de vivenciarem experiências que levam para a vida toda”, afirma.


Transporte ampliado

Uma das novidades desta edição é a ampliação do transporte escolar. Todos os estudantes participantes terão deslocamento garantido até os locais das competições, tanto da zona urbana quanto da rural. Em 2025, o transporte atendia apenas alunos do campo.


Retomada fortalecida

Os Jogos das Escolas Municipais foram retomados em 2025, após solicitação dos próprios estudantes ao prefeito Leandro Balardin, durante visitas às escolas acompanhadas pela equipe da Secretaria de Educação.


ESCOLAS PARTICIPANTES (todas as modalidades)

EMEF Alarico Ribeiro

EMEF Aldo Porto dos Santos

EMEF Ataliba Brum

EMEF Dinah Néri Pereira

EMEF Dora Abreu

EMEF Doutor Baltazar de Bem

EMEF Emília Vieira da Cunha

EMEF Imperatriz Leopoldina

EMEF Jenny Figueiredo Vieira da Cunha

EMEF Manoel Carvalho Portella

EMEF Maria Pacicco de Freitas

EMEF Mário Godoy Ilha

EMEF Sagrado Coração de Jesus

EMEF Taufik Germano


ESCOLAS PARTICIPANTES (demais modalidades, exceto atletismo)

EMEF Doutor Getúlio Vargas

EMEF Francisco de Souza Machado

EMEF Milton da Cruz


PARCEIROS DO JEMCS 2026

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Ulbra/Cachoeira

13º GAC

Associação de Damistas Cachoeirenses

Enzilab


PROVAS DE ATLETISMO

Estudantes com deficiência (categoria única)

Arremesso de pelota

50 metros rasos


Demais estudantes (masculino e feminino)

50 metros rasos (mirim)

100 metros rasos (infantil)

800 metros rasos (mirim)

1.500 metros rasos (infantil)

Arremesso de pelota (mirim)

Lançamento de peso (infantil)

Salto em altura (mirim e infantil)

Salto em distância (mirim e infantil)


Mirim: nascidos entre 2013 e 2015

Infantil: nascidos entre 2011 e 2012

Abertura dos Jogos Escolares 2026 ocorre nesta terça-feira com provas de atletismo no 13º GAC.

 
 
 

Comentários


bottom of page