top of page

Polícia Ambiental flagra manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 41 minutos
  • 1 min de leitura

A Brigada Militar de Cachoeira do Sul flagrou, na última sexta-feira, 16 de janeiro, a manutenção irregular de fauna silvestre em cativeiro no município. A ação foi realizada por policiais do 2º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (2º BPamb BM), durante patrulhamento ambiental de rotina.


No local, os agentes constataram a presença de seis exemplares de cardeal (Paroaria coronata) mantidos em cativeiro sem autorização legal. Também foram apreendidos cinco gaiolas e um alçapão, equipamentos comumente utilizados para captura e manutenção ilícita de aves silvestres.

Após o flagrante, os cardeais passaram por avaliação médico-veterinária. De acordo com o laudo, as aves apresentavam condições adequadas de saúde e foram consideradas aptas à soltura, procedimento que ocorreu de acordo com os protocolos ambientais vigentes.


Diante da irregularidade, foi lavrado Termo Circunstanciado com base no artigo 29, inciso III, da Lei nº 9.605/1998, que tipifica como crime ambiental a criação de animais silvestres sem permissão da autoridade competente.


A Brigada Militar reforça que a captura, manutenção e comércio ilegal de fauna silvestre causam danos ao equilíbrio ambiental e alerta para a importância da conscientização da população. Denúncias e emergências podem ser feitas pelo telefone 190.


 
 
 

Comentários


bottom of page