top of page

Prefeitura quer contratar 25 monitores e 15 serventes para escolas de Cachoeira do Sul

O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, protocolou nesta quarta-feira, 2 de setembro, o Projeto de Lei nº 64/2026, que autoriza o Município a contratar temporariamente 40 profissionais para atuação na Rede Municipal de Ensino. A proposta foi encaminhada à Câmara de Vereadores em regime de urgência.


A medida tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços educacionais diante da necessidade de recomposição das equipes de apoio das escolas municipais.


O projeto prevê a contratação de 25 monitores, com carga horária de 40 horas semanais, exigência mínima de Ensino Médio completo e vencimento mensal de R$ 1.744,66.


Também estão previstas 15 vagas para serventes, igualmente com jornada de 40 horas semanais. Para o cargo, é exigida escolaridade mínima de 4ª série/4º ano do Ensino Fundamental, com vencimento mensal de R$ 1.621,00.

Necessidade de monitores

Conforme a justificativa apresentada pelo Executivo, a contratação dos monitores está relacionada principalmente à implantação e ao funcionamento da EMEI Dom Ângelo Salvador, além da necessidade de profissionais para apoio à inclusão escolar.


A Prefeitura afirma que há crianças e estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado, conforme estudos de caso realizados pelas equipes responsáveis.


Já a contratação dos serventes é justificada pela insuficiência de servidores atualmente nas escolas municipais. Segundo o Executivo, a redução do quadro ocorreu em razão de desligamentos, movimentações funcionais e afastamentos, incluindo licenças e posteriores aposentadorias.


Contratos de até um ano

As contratações terão prazo inicial de seis meses, podendo ser renovadas por mais seis meses caso permaneça a situação excepcional que motivou a medida.


O preenchimento das vagas será realizado por meio de Processo Seletivo Simplificado, precedido de edital público. O documento deverá estabelecer os requisitos, critérios de classificação, prazos e documentação necessária para os candidatos.


De acordo com o projeto, os profissionais contratados deverão atuar exclusivamente nas necessidades temporárias da Rede Municipal de Ensino, especialmente na recomposição das equipes das escolas, no atendimento às demandas de inclusão escolar e no funcionamento da EMEI Dom Ângelo Salvador.


Contratação é apontada como medida temporária

A Prefeitura destaca que a contratação temporária não substitui o planejamento de um futuro concurso público.


O Município já iniciou o planejamento para a realização de um novo concurso. A Comissão de Servidores responsável pelo planejamento foi instituída pela Portaria nº 2.024/2026 e contempla, entre outros cargos, o planejamento para provimento de vagas de Monitor.


O Projeto de Lei nº 64/2026 será agora analisado pela Câmara Municipal de Vereadores. O Executivo solicitou que a proposta seja apreciada em regime de urgência, argumentando que a contratação dos profissionais é necessária para preservar a continuidade e a regularidade dos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Ensino.


 
 
 

Comentários


bottom of page