Sem participação dos sindicatos, Prefeitura forma Fórum para debater o FAPS em Cachoeira do Sul
- Lenon Quoos
- há 37 minutos
- 2 min de leitura
Sem a indicação de representantes pelos sindicatos, foi formado oficialmente o Fórum Extraordinário para Acompanhamento das Questões Relacionadas ao FAPS — Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais. A criação do grupo foi formalizada na tarde desta terça-feira, 4 de novembro de 2025, pelo prefeito Leandro Balardin, por meio da Portaria nº 2509/2025, que será publicada na edição desta quarta-feira, 5 de novembro, do Diário Oficial Eletrônico do Município.
O Fórum terá como finalidade acompanhar e discutir temas ligados à gestão previdenciária do FAPS, propondo ações para garantir transparência, sustentabilidade e aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao fundo.
Apesar de os sindicatos representativos dos servidores municipais não terem indicado nomes para compor o grupo, o Fórum contará com representantes de diferentes setores da administração e da sociedade civil. Foram nomeados:
Procuradoria-Geral do Município (PGM): Bruno Borchhardt Muller
Gabinete do Prefeito (GAB): Lisandro Santos Machado
Secretaria Municipal da Fazenda (SMF): Rita Guarese Garske
Secretaria Municipal da Administração (SMA): Aline Rodrigues de Freitas dos Santos
CACISC (Câmara de Agronegócio, Indústria e Comércio): Rafael Vargas de Quadros e Guilherme Severo Ache
Poder Legislativo Municipal: Sérgio Adriano dos Santos Quoos
Além desses representantes, o prefeito também nomeou servidores municipais que irão auxiliar no suporte técnico e administrativo:
Joana Fortes Garske dos Santos (SMED)
Ismael Saulo Menezes (SMF)
Simon Fahim Boustany Filho (SMS)
Alana Taís Carvalho Rauber (SMF)
Os trabalhos do Fórum serão coordenados pela secretária municipal da Fazenda, Rita Guarese Garske, e caberá aos integrantes definir, de forma conjunta, a data de instalação e o cronograma das atividades.
Segundo o Executivo, o Fórum é uma instância de diálogo e acompanhamento técnico criada para garantir a transparência na administração do fundo previdenciário municipal.
“A proposta é fortalecer o debate sobre o FAPS e construir soluções sustentáveis para o sistema previdenciário, assegurando direitos e responsabilidade na gestão pública”, afirmou a secretária Rita Guarese Garske.
O grupo deverá atuar de forma consultiva, acompanhando as ações ligadas à situação financeira, orçamentária e atuarial do fundo, que é responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores municipais.


















