UFSM Cachoeira promove roda de conversa sobre direitos das mulheres e prevenção ao feminicídio
- Lenon Quoos
- há 10 horas
- 2 min de leitura
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Cachoeira do Sul promoverá, no próximo dia 9 de junho, às 16h, uma roda de conversa voltada à conscientização sobre os direitos das mulheres e a prevenção ao feminicídio. Com o tema “Informar, acolher e transformar”, a atividade ocorrerá no Auditório do Campus, localizado no Prédio C3, sala 21.
A iniciativa tem como objetivo criar um espaço de diálogo, informação e reflexão sobre a violência contra as mulheres, fortalecendo ações de prevenção e enfrentamento ao feminicídio. O evento busca envolver a comunidade acadêmica e a população em geral em uma discussão necessária e atual, incentivando a construção de ambientes mais seguros, acolhedores e conscientes.
A programação contará com a participação da vereadora e procuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Mariana Carlos, e da coordenadora da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal, Elisandra Duarte. As convidadas abordarão temas relacionados aos direitos das mulheres, mecanismos de proteção, políticas públicas e formas de apoio às vítimas de violência.
Segundo os organizadores, a proposta é ampliar o conhecimento sobre a temática e reforçar a importância da informação como ferramenta essencial para a prevenção da violência de gênero. Além disso, a atividade pretende estimular o acolhimento, a escuta e o fortalecimento das redes de apoio existentes no município.
Banco Vermelho será inaugurado no campus
Após a roda de conversa, será realizada a inauguração do Banco Vermelho da UFSM Cachoeira do Sul. O monumento é reconhecido internacionalmente como um símbolo de memória, conscientização e combate à violência contra as mulheres.
A instalação integra uma série de ações educativas e de sensibilização que buscam chamar a atenção da sociedade para os altos índices de violência de gênero e para a necessidade de ações permanentes de prevenção. O Banco Vermelho também serve como um convite à reflexão sobre a importância do respeito, da igualdade e da proteção dos direitos das mulheres.
A atividade é aberta à comunidade e integra as iniciativas desenvolvidas pela UFSM para promover a cidadania, os direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.















