Ulbra Cachoeira pinta bancos de vermelho em apoio ao fim da violência contra a mulher
- Lenon Quoos

- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.
Os cursos de Direito e Psicologia da Ulbra Cachoeira do Sul lançaram, nesta quarta-feira (13), a campanha Banco Vermelho, ação que simboliza o combate à violência contra a mulher. A iniciativa, inspirada em um movimento mundial, consiste em pintar bancos de vermelho para reforçar o alerta contra a violência e o feminicídio, em alusão à Lei 14.942/2024.
Durante o lançamento, foram pintados bancos externos do campus e também os localizados na calçada da Avenida Martinho Lutero, todos com mensagens de conscientização e divulgação dos números de denúncia. A ação contou com a participação das coordenadoras Letícia Radiske (Direito) e Deise Mohr (Psicologia), acadêmicos e a diretora da instituição, professora doutora Adriana Porto.
“Estamos ao lado da sociedade dizendo que chega de violência, e reforçando este alerta para que possamos construir um futuro de mais paz e harmonia”, afirmou Adriana.
Além da mobilização interna, a Ulbra firmará parceria com a Prefeitura e o Gabinete da Primeira-Dama para levar o Banco Vermelho a diferentes pontos e praças da cidade.
A Lei 14.942, sancionada em 2024, obriga municípios a instalar bancos vermelhos em espaços públicos como parte de uma campanha nacional de conscientização durante o Agosto Lilás. O movimento teve origem em 2016, na Itália, e chegou ao Brasil em 2023, idealizado por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, ambas marcadas pela perda de amigas vítimas de feminicídio.
























Comentários