Jaqueline Machado | Positividade Tóxica
- Lenon Quoos
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Positividade é sempre saudável. Só torna-se tóxica se você cair na cilada de pensar que é necessário estar alegre o tempo todo. Isso não existe. E nem pode existir. Todo o ser humano tem que sentir e viver suas emoções, senão nunca chegará ao verdadeiro propósito da alma, que é o autoconhecimento. Felicidade tem mais a ver com escolhas certas do que viver a gargalhar fechando os olhos para os graves problemas do mundo e para os próprios defeitos.
Manda uma das leis da sabedoria, que devemos olhar para nossos defeitos sem temores. Eles não pertencem ao bem, e nem ao mal. E devem ser forçados segundo a nossa força de vontade, a nos servir da melhor forma possível.
Exemplo: Eu uso a teimosia ao meu favor. Posso estar prestes a morrer, como já aconteceu, mas não esmoreço. Não desisto. E quando me ergo, levanto mais forte do que estava anteriormente à queda.

As virtudes quando mal aplicadas, também possuem efeitos nocivos. O amor quando esbanjado sem retorno, pode nos causar uma sensação de vazio. Pois o correto é dar e também receber.
Lembre-se: do mesmo veneno mortal da serpente se extrai o soro para o livramento da morte.
Nada do que existe é feito só para o bem ou para o mal. Tudo depende de como estamos usando cada potência existente dentro de nós. E olhar com carinho e respeito para os sentimentos das pessoas, porque nem todas foram criadas no amor: muitas foram criadas na sobrevivência. E possuem traumas difíceis de serem superados. E outras, mesmo já adultas, sofrem por serem tratadas de maneira hostil e injusta. Imaginem a dor de uma pessoa que não teve afeto de mãe, pai ou avós... De quem é chamada de amiga por quem ama, pela pessoa homossexual, que às vezes tem dúvida se vai para o inferno quando morrer, por não sentir atração pelo sexo oposto... Ou por quem não consegue emprego por causa da cor de sua pele negra. Precisamos nos colocar no lugar de nossos semelhantes, sermos mais empáticos.
No entanto, dizer que pensamento positivo não funciona, como sugere o livro Positividade tóxica, da psicóloga Whitney Goodman, é um desserviço.
Inúmeras pesquisas já comprovaram a eficácia da fé em muitos tratamentos de doenças graves. Sim. Pensamento positivo, alegria, bons momentos junto de quem se ama, contato com a natureza e preces, transmutam as energias celulares de tal maneira, que curas acontecem.
Não somos robôs, bonecos ou estátuas ocas. Somos humanos, dotados de alma. E por isso podemos milagres quando dispostos a isto. Ou seja, tanto o excesso quanto à escassez do que é positivo ou negativo, distorcem a realidade de todas as causas e efeitos que nos cercam.
Em meio a essa confusão muitos se sentem perdidos, sem saber o que fazer da vida, mas a verdade é que o caminho certo é o caminho do meio. O caminho que leva ao centro do nosso coração. Pois é nele, no coração, onde encontramos as melhores respostas para as nossas piores dúvidas. E enfim entendemos que no fundo tudo está ao nosso favor. E que de forma equilibrada, tudo é positivo.
Jaqueline Machado.
Comments